domingo, 25 de agosto de 2019

O tão esperado desfralde de um autista severo


Pois é, essa imagem de destaque de um bebê sendo desfraldado, é bonitinho né, e é só isso aí mesmo, porque na vida real aqui em casa nosso filho já deixou de ser bebê a muito tempo... Pra ser exata ele já tem 8 anos e meio e esse mês conseguimos o tão sonhado desfralde. Se eu estou alegre? Confesso que até agora não acredito, toda vez que dou banho e vou colocar roupas nele e coloco só a cueca sem fralda eu dou um sorriso involuntariamente porque confesso que eu achei que esse dia nunca chegaria.
" P.S: Mais uma vez lembrando que eu relato uma experiencia nossa, o que deu certo pra meu filho pode não dar certo para o seu ou vice versa."
  Bom, faz muito tempo que eu não escrevo um post então deixa eu lembrar vocês: o Miguel tem 8 anos e é autista severo, não fala nada, aliás nos últimos posts eu sempre contava que ele falava umas 3 palavras ainda, pois é, agora não sai mais nada. Quando eu fiz o post no Facebook comemorando o desfralde eu recebi muitas mensagens perguntando o que fiz para conseguir e sempre me perguntavam "Ele fala? Como ele pede?" Bom, vou resumir nossa longa jornada. Quando o Miguel estava completando 2 anos e ainda não tínhamos o diagnostico de autismo eu inicie a primeira tentativa de desfralde. Por incrível que pareça, estava dando certo e deu por 3 dias, porém depois desses 3 dias ele não aceitava mais ir até o vaso sanitário. Voltei a fralda e deixei ele esquecer. Nem tentava  convencê-lo, deixei ele esquecer mesmo. Tentei mais umas 2 vezes mas ele não ficava sentado no vaso por mais de 2 segundos, não adiantava reforçador, nada, ele não queria ficar sentado por nada, não funcionava, desisti de novo. A única coisa que eu sempre insisti foi pra quando eu ia dar banho nele eu falava pra ele sentar no vaso e fazer xixi e ele apenas sentava, nunca fazia, só sentava e se levantava, chegou uma época que eu já nem falava, tirava a roupa dele e ele já se sentava e levantava em seguida sem fazer nada mas eu deixava pra tentar deixar ele "familiarizado" com o vaso sanitário. 


O tempo passou e a uns 3 anos atrás a escola que ele vai (que é uma escola especial somente para autistas) pediu que eu começasse enviar cuequinhas porque dariam inicio ao desfralde e eu comecei a mandar, queriam que eu tirasse a fralda de uma vez para não confundi-lo porem naquela época ele ia de ônibus pra escola e era impossível deixar ele sem fralda no período de 3 ônibus só pra chegar a escola. Naquela época vinha todos os dias pelo menos 4 trocas molhadas do Miguel, era um terror, ou seja ele fazia sempre na roupa. Pediam para o pai levá-lo ao banheiro quando junto com ele pro Miguel ver o pai fazendo xixi mas o Miguel só ria da situação e ainda queria mexer no xixi. Tudo o que eu queria era uma varinha mágica ou garantia de alguma estratégia que funcionaria, mas não existia técnica milagrosa... Aí fiquei grávida e resolvi que tinha que tirar antes da minha filha nascer pra não ter que comprar fraldas pra 2 mas com as complicações de saúde dela desde a gestação depois com o luto da morte dela , e a depressão que eu passei eu não tinha cabeça pra isso e desisti de novo. A escola continuava tentando por lá mas sem êxito também. Tivemos uma unica progressão que foi com a insistência do pai que acorda ele todos os dias pra ir na escola, como ele não fazia durante a noite, ele acordava com a fralda seca e só fazia depois de alguns minutos, ai nem a fralda segurava tanto xixi da noite toda, o pai então começou a dar banho quando ele acordava e ele fazia no chuveiro, com o tempo (lembra que eu falei  que ele tinha mania de sentar no vaso antes do banho?) pois é, ai ele começou a fazer esse xixi no vaso antes do banho e a gente elogiava ele muuuuito rsrs


  Até que nesse ano começaram a diminuir as trocas de roupas que vinham molhadas da escola, mas ainda vinha 2, pelo menos 1. No inicio do ano eles queriam tirar de uma vez, e agora o Miguel vai e vem de van, mas claro que pra van seria um transtorno se ele fizesse no transporte todos os dias, então tivemos que deixar do jeito que estava. Outra mania que ele tem é quando chega em casa ter que trocar de roupa e o pai também o incentivou e acostumou a mandar ele ir fazer xixi quando tirava a roupa e ele fazia (Percebam o quanto o pai participou do desfralde)


A uns 2 meses eu percebi que alguns dias não vinha nenhuma troca molhada da escola, então percebi que por lá ele estava fazendo no vaso sanitário. Pensei em deixar passar o inverno, mas na mesma hora falei "Quer saber? Vamos tentar no inverno mesmo" Ai ele chegava da escola e tirávamos a fralda que ele tinha usado pra vir no transporte escolar e colocávamos cueca e calça. E eu falava pra ele ir fazer xixi de 5 em 5 minutos porque ele não sabia segurar e ele bebe muito liquido, muito mesmo, mais do que eu. Das 50 idas no banheiro umas 5 ele fazia no vaso e umas 20 vezes fazia na roupa depois que saia do banheiro, e as outras vezes nem fazia.  Depois de uns 2 dia assim, eu percebi que ele fazia xixi por exemplo enquanto assistia um filme e assim que fazia ele me olhava rindo e ia ao banheiro "Nessa parte, mas uma vez vou relatar a minha experiencia, lembrando que não quer dizer que o que deu certo aqui na minha casa, dará certo ai na sua, cada um conhece o seu filho". O Migue tem TOD (Transtorno Opositor Desafiador) todas as vezes que a gente o corrige ele desafia mesmo e fica rindo muito, desafiando. Como eu percebi que ele estava entendo a situação, tanto que depois deu certo eu dei uma bronca nele, falei brava que ele tinha que fazer no banheiro e não ir depois que tinha feito, dei uma bronca mesmo bem séria. Ele começou a ir no banheiro de 2 em 2 segundos literalmente e eu deixei, porque em algumas das vezes daria certo e depois disso não teve nenhuma escapadas, mas eu tinha que mandar ele ir de 10 em 10 minutos, mais uns 2 dias foi o suficiente pra ele começar a ir sem eu mandar e a segurar o tempo necessário, parou de ir direto e começou a ir sem a gente mandar, só quando ele tinha vontade porque ai ele já tinha identificado a vontade. 


Na hora de fazer o numero 2 (o famoso cocô, rsrs), ele fez 3 vezes na cueca, foram os 3 dias até ele identificar a vontade também, porque depois não tivemos mais problemas, com o xixi e o cocô feitos no vaso. Pra sair eu comprei aquelas fraldas cuecas pra tentar fazer ele pensar que era uma cueca, e coloquei porque o Miguel não aceitava ir em outros banheiros fora de casa nem pra tomar banho porque ele tem medo de chuveiros diferentes então eu sabia que seria um problema, mas foi em uma unica vez que saímos, ele fez um xixi nessa fralda, mas depois ele já não fez mais, eu ate colocava com medo dele fazer mas ele procura o banheiro fora de casa quando sente vontade, ou seja está 100% desfraldado. Ah, importante lembrar que ele não sabe se limpar então como ele é um reloginho eu só fico de olho quando sei que esta no horário do cocô porque se não ele faz, levanta a roupa e sai do jeito que está, ah! e outra dica importante que adotamos: levamos conosco um pote de lenços embebidos no álcool, como ele senta pra fazer as necessidades, achamos importante auxiliar na limpeza da tampa do vaso. 


Foi um processo longo porem que desenrolou em pouco mais de uma semana, e eu ainda não acredito que conseguimos. Sempre achei quase impossível, muita gente falava que por ele não falar seria difícil porque não ia saber pedir, mas ele não pede, ele vai sozinho. Aquele negocio de figuras no banheiro aqui em casa não deu certo, ele nem ligava e eu nem sei se ele entendia as figuras, na escola pode ter dado certo mas aqui em casa não deu, com o Miguel é assim muita coisa que funciona na escola aqui não da certo e eu não sei o porque disso 'rsrs. Estávamos na maior dificuldade em comprar fraldas pra ele, porque o "tamanho XXG" de apenas umas 2 marcas que dava pra usar e ainda assim ficavam apertadas, o "tamanho P" adulto ficava enorme e a gente sofria pra achar uma fralda que desse certo. 


O que eu quero deixar de recado é que há um tempo pra tudo, eu tinha tentado por pelo menos 4 vezes e não tinha dado certo e agora foi "tão fácil". Acho que você precisa entender os sinais que seu filho está dando, e preparando-o para pode entender todo o processo, a tentativa e o erro muitas vezes acaba sendo o caminho para entender o que funciona e o que não funciona pra seu filho, ele precisa compreender que o lugar de fazer o xixi e o cocô é no banheiro. O Miguel é muito rotineiro, segue rotinas a risca, então eu sabia que se ele começasse a gente conseguiria continuar, e foi mesmo, assim que ele entendeu ficou fácil. Uma amiga nos diz que o Miguel se desfraldou sozinho e eu concordo porque ele estava dando todos os sinais que estava pronto, ele toda vez que fazia xixi na fralda pedia pra a gente trocar ele e se não trocássemos ele tirava a fralda e ficava pelado mas não ficava com a fralda molhada mais. Embora todos dizem para tirar de uma vez mas acho que com o Miguel funcionou muito bem essa historia do pai ensinar ele a fazer antes do banho , depois de manha ao acordar, acho que foi importante ser em etapas. Eu acredito que todo esse processo de fazer em etapas que fez ser tão rápido depois. 


O desfralde era a minha maior angustia! Eu até achei que meu filho usaria fraldas pela vida toda, já estava acostumada a essa ideia, já havia escutado que se não tirou antes dos 6 depois é praticamente impossível, mas não foi.  E quando me falavam em todo  o processo desgastante, claro que era mais fácil trocar uma fralda, por isso acho importante os pais também estarem preparados pra começar a desfraldar o filho autista. Demorou acontecer, mas agora, nem escapes ou acidentes acontece, ele aprendeu de vez e essa foi a melhor coisa que poderia ter nos acontecido. Uma das mais sonhadas evoluções do Miguel que alcançamos. Saber que acabou trocar fraldas de cocô, mais do que isso, saber que acabou aquilo de fazer cocô, mexer na fralda e sair espalhando fezes pelas paredes, ahhhh isso não tem preço mesmo...

‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››